GANHAR DINHEIRO AGORA - SGDA

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

HISTORIA DE MINHA CIDADE (( BEBEDOURO-SP ))

Bebedouro
É um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 20º56'58" Sul e a uma longitude 48º28'45" Oeste, estando a uma altitude de 573 metros. Situada na região Norte do estado de São Paulo, faz parte da microrregião da Serra de Jaboticabal e da mesorregião de Ribeirão Preto.
Limita-se com os seguintes municípios: ao norte Colina; ao sul, Pirangi, Taiuva, Taiaçu, Paraíso e Taquaral; a leste, Pitangueiras, Viradouro e Terra Roxa, e ao Oeste, Monte Azul Paulista.


Fundação: 3 de maio de 1884 (126 anos)
A origem do nome do município é devido a um córrego chamado "Bebedor", que, no século XIX, era pousada para tropeiros e peões de boiadeiro.
Outra possível origem, ouvida de antigos moradores, é a de que o "bebedouro" era um ponto de caça, onde os caçadores esperavam pela caça, geralmente capivaras. Conta ainda, que durante a travessia dos animais, de um lado a outro do córrego, sabiam onde deviam atirar pois os mosquitos sobrevoavam o local onde o animal caçado nadava sob a água.
O povoado, pertencente inicialmente a Jaboticabal, cresceu e em 27 de agosto 1886 cria-se o primeiro distrito policial da vila, que passa a ser chamada de "Vila de São João Batista de Bebedouro", a partir de um ato do governador provincial na época, o Barão de Parnaíba. Em 6 de setembro de 1892, foi elevada a distrito de paz, pela lei Estadual número 87, passando a então se chamar Bebedouro.
A partir de 6 de maio de 1893, passou a pertencer oficialmente ao município de Pitangueiras. Emancipou-se em 19 de julho de 1894, pela lei número 298, e através da lei número 487, datada 29 de dezembro de 1896, foi elevada à comarca, a qual foi instalada em 11 de março de 1896. Em 11 de março de 1889 foi elevada à município.
Em 30 de novembro de 1903, Bebedouro incorporou o distrito de Monte Azul Paulista, em 31 de agosto de 1922 os distritos de Botafogo, e Turvínia (ou Turvínea). Em 22 de dezembro de 1914, Monte Azul se desmembrou de Bebedouro, e em 30 de novembro de 1938 o distrito de Turvínea foi extinto e recriado novamente em 30 de novembro de 1944.
Um fator que alavancou o crescimento de Bebedouro foi a inauguração da estação ferroviária da Paulista em 1902 como ponto final da linha tronco rioclarense, juntamente com a estação Andes (hoje um povoado urbanizado do município) e Mandembo. Em 1909 a linha foi estendida até Barretos. Em 1916, inaugura-se a estação Areias ou Areia (também conhecida como Santa Irente), hoje demolida.
No ano de 1912, a Companhia São Paulo-Goiás (São Paulo-Goiaz, na época) criou a linha Bebedouro-Olímpia, passando por Botafogo, Miragem de São Paulo, Atalia, Rosário e Dona Luiza. Tal linha foi estendida em 1916 até Viradouro, tornando Bebedouro um entroncamento ferroviário. O trecho entre Passagem e Bebedouro foi comprado pela Companhia Paulista em 1927, que alargou a bitola e criou duas linhas entre Rincão e Barretos: a primeira passando por Jaboticabal (extinta em 1966), e a segunda passando por Guatapará (que funciona até hoje, mas como linha cargueira).O ramal até Nova Granada (passando por Olímpia) foi extinta em 1969.
Hoje, a antiga estação da FEPASA é um museu: Museu dos Ferroviários, inaugurado em 2004, funcionando como um "memorial".
Durante as primeiras décadas do município de Bebedouro, um engenheiro da Companhia Ferroviária São Paulo-Goiaz, Oscar Werneck, constrói o coreto da Praça Barão do Rio Branco assim como as torres de iluminação do estádio da Associação Atlética Internacional, o primeiro estádio que recebeu iluminação no interior paulista. No ano de 1912, é construída o prédio da prefeitura municipal em frente à praça Valêncio de Barros, também conhecida até hoje como Jardim Misterioso, por ter abrigado no passado um cemitério. Logo, construiu-se também o prédio da Cadeia, na esquina das ruas Campos Salles e São João.
Economicamente, o município vive no início do século XX da lavoura do café. Após a crise de 1929, a laranja substitui o café. O município chegou a ser o maior produtor mundial de laranja.
Hoje, produz também cana-de-açúcar em grande escala.
Na década de 1970, com o apogeu do ciclo da laranja, e com a instalação de indústrias de suco, o município experimentou um rápido crescimento populacional, passando de 30 mil habitantes a 70 mil habitantes em cerca de 20 anos.
Com o fim do ciclo da laranja, em meados da década de 1990, o município passa por um crescimento mais lento, atribuído, sobretudo, à melhora do setor de comércio e serviços. Hoje, a população do município é entre 75 - 80 mil habitantes.
O município ostenta o título de "Cidade Coração", recebido de Jaboticabal em homenagem ao antigo distrito (devido à restituição de um busto de bronze do jornalista jaboticabalense Jocelym de Godoy, que, retirado da Praça Nove de Julho - na época praça Conrado Caldeira - foi enviado a Jaboticabal), e "Capital da Laranja", devido o fato do cultivo dessa fruta ter alavancado o desenvolvimento do município no passado.
Hoje (2008), o município está num entroncamento rodoviário, onde três importantes rodovias passam pelo município. Uma delas, faz parte da ligação São Paulo - Goiânia


Economia
Bebedouro possui atualmente um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (IDH) do país, * apresentando também uma alta renda per capita de R$ 39.112 em 2007 segundo o IBGE , devido a seu parque industrial, no qual se destacam indústrias de suco de laranja, de óleos vegetais, de fertilizantes, carrocerias e confecções.
Bebedouro possui 1.596 Empresas, 126 Indústrias, 1.144 no comércio, 16 Agências Bancarias e 10 Empresas de Hospedagem. Bebedouro é privilegiado pela sua localização estratégica e com uma estrutura desenvolvida.
Como atuação destacada para a citricultura, sobretudo nas décadas de 1970 e 1980, Bebedouro tornou-se conhecida internacionalmente como a "Califórnia Brasileira". Atualmente (2008), com aproximadamente 80 mil habitantes, Bebedouro desponta como um município em pleno desenvolvimento, com uma economia focada no agronegócio e amplo potencial para negócios.

Shopping Center
Está situado o Bebebedouro Shopping Center, administrado pela Cutrale Empreendimentos.
Após 20 anos de sua inauguração, o shopping conta com grandes redes como Lojas Americanas, Bob's, Savegnago Supermercados, cinema e um hotel de grande porte, o Plaza Shopping.

Lazer
Bebedouro vista do Museu Eduardo André Matarazzo.
Na área de lazer, destacam-se o Parque Ecológico, o Parque Sinésio Junqueira Franco, o Horto Municipal, 47 praças, cinco centros sociais urbanos e o Parque Centenário. Esse último conhecido também como "Região do Lago", com sambódromo, quadras poliesportivas, campos de futebol, kartódromo, pista de "skate", calçadão para caminhada e "cooper", além de diversos bares ao longo do parque.
A cidade possui também diversas pizzarias, restaurantes, choperias, quatro hipermercados, duas discotecas, e dois centros comerciais, o Bebedouro Shopping Center e a Gald Galeria. O Shopping conta com mais de cinquenta lojas, cinema, praça de alimentação, banco, boate, hotel quatro estrelas e supermercado. A Gald Galeria conta com cinco lojas, um café, um escritório do cartão Cabal e uma agência franqueada dos Correios.

Religião
Possui diversos centros religiosos, incluindo católicos, evangélicos e espíritas.
A Igreja Católica divide o município em 8 paróquias (São João Batista, Nossa Senhora Aparecida, Sagrado Coração de Jesus, Santo Frei Galvão, Santo Inácio de Loyola, São Judas Tadeu, São Pedro Claver e Nossa Senhora Aparecida de Botafogo).

Geografia
Possui uma área de 682,511 km².
Bebedouro limita-se ao norte com Colina; ao leste com Terra Roxa, Viradouro e Pitangueiras, ao sul com Taquaral, Taiúva, Taiaçu,Pirangi e Paraíso, e ao oeste com Monte Azul Paulista.
O município possui, além do distrito sede, dois distritos: Botafogo (2500 habitantes) e Turvínia* (mil habitantes), além de dois pequenos povoados: um de natureza urbana, Povoado de Andes** (cerca de 500 habitantes), e outro de natureza rural, Povoado de Areias (menos de 100 habitantes).
O município está entre duas sub-bacias hidrográficas: a do rio Turvo e a do Pardo/Moji-Guaçu. A sede do município (cidade) é cortada por pequenos córregos: Bebedouro, Consulta e Parati. O Consulta ao passar pelo centro da cidade, transforma-se num grande lago artificial, com dois quilômetros de comprimento e largura que varia entre 50 (funil da Ponte da avenida Donina Valadão Furquim) e 300 metros.
O Bebedouro nasce próximo ao Horto Municipal, corta-o, passa pelo Parque Sinésio Junqueira Franco, onde se encontra com o Consulta e passa a dividir a região central da Zona Leste da cidade. O Parati corta parte da Zona Norte da cidade e vem apresentando problemas de assoreamento.
O município tem altura entre 550-600m, localizado no Vale do Rio Grande, na região do Planalto Paulista. Desde 2005, o Povoado de Andes, na zona rural de Bebedouro, vem sofrendo sismos de 2-3 graus de magnitude, o que tem origem em fraturas do basalto da Serra Geral, o que se agrava com a extração de água de poços de água subterrânea.
Atualmente, 98 % da área urbana do município é asfaltada e 30% do esgoto é tratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário